terça-feira, 29 de novembro de 2011

ALUNOS APRENDEM QUÍMICA NA PRÁTICA


No dia 24 de novembro de 2011, os alunos da Escola tiveram uma aula prática de química ao participarem da atividade “pH do Planeta - Experimento Global”, alusivo ao Ano Internacional de Química 2011. A ação consistiu na medição do pH da água do Arroio Cadena, que fica em frente à escola, e foi acompanhada por alunos, professores, comunidade e autoridades. A atividade foi proposta pelo Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria e teve como parceria a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Educação e Secretaria de Município de Proteção Ambiental. O resultado da avaliação pôde ser obtido poucos segundos após o experimento, através de um kit disponibilizado para a instituição. O resultado do pH, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa, foi básico, 7,2 no Arroio Cadena, sendo que o ideal para uma água de qualidade é de 6,8 a 7.
O evento fez parte de uma ação global proposta pela Unesco e União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e busca coletar amostras de água de diversos pontos do Brasil e do mundo. O resultado obtido pelos alunos será lançado no Banco de Dados Nacional do Experimento.
Antes do experimento, os alunos puderam acompanhar a palestra do coordenador do programa Ciência Viva (UFSM) e primeiro Secretário da Sociedade Brasileira de Química, professor Hugo Tubal Schmitz Braibante. “A palestra com o professor Braibante ensinou que a química está em todas as situações, que faz parte do nosso cotidiano”.
A diretora da Escola Edy Maya Bertóia, Maria Elizabeth da Silveira, conta que sediar a atividade representa a valorização da escola. “Desenvolvemos o projeto Orientando Cidadãos e nosso principal foco é na educação ambiental”, garantiu a diretora.